Peixe

Consumo

O consumo de produtos da pesca e aquacultura. Peixe fresco, peixe congelado, conservas, bacalhau, etc. Portugal é um dos maiores consumidores, o segundo da Europa e o terceiro no Mundo, situando-se com mais de 55 kg por ano e por habitante.

Os maiores consumidores de peixe do mundo são os islandeses e os japoneses, Portugal surge logo de seguida com uma média anual de 57 quilos por pessoa.

No total consume-se cerca de 600.000 toneladas de pescado em Portugal. O pescado fresco e refrigerado proveniente da frota de pesca portuguesa e transacionado nas lotas do continente representa: cerca de 20% do total de pescado consumido em Portugal; entre 45% a 50% do total de pescado fresco e refrigerado, consumido em Portugal.

A par desta elevada taxa há a salientar a grande diversidade de espécies e produtos que são consumidos bem como a diversidade de tratamentos culinários que proporcionam uma grande variedade de pratos.

Assim, o número de espécies desembarcadas ultrapassa as três centenas, no entanto, a sardinha, carapau, polvo, pescada e peixe-espada são as mais expressivas. De entre as espécies de aquacultura podem salientar-se a truta, dourada, robalo, pregado, linguado, enguia, sargos e amêijoas. Do conjunto dos produtos importados importa realçar o bacalhau, salmão e crustáceos.

Grafico Grafico



Páginas relacionadas:

2017 © 

Confraria do Peixe – Termos LegaisWebdesign: Estreia