Capítulos

V Capítulo da Confraria do Peixe

Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo
21 de Outubro de 2023, em Setúbal


PALESTRA

O Choco

A Confraria do Peixe realizou o seu V Capítulo na lindíssima cidade de Setúbal, com a colaboração da autarquia, já entronizada Confrade em sessão anterior. O objetivo deste capítulo foi o de usar a gastronomia como instrumento de valorização do território, passando pela recuperação das tradições e pelo incentivo à inovação.

A abertura do capítulo esteve a cargo do grão-mestre, António Matos Cristóvão, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. O tema escolhido foi o Choco, que em fritura se tornou prato icónico da região.

Na Casa da Baía, onde decorreu o V Capítulo da Confraria do Peixe teve lugar uma palestra em painel sobre “o choco”, moderada pela escritora e investigadora Fátima Moura, vice-presidente da Confraria do Peixe, e com a presença do Doutor João Pereira, especialista em cefalópodes do IPMA, de Tiago Emanuel Santos, chef e investigador na área da alimentação, e de Luís Rebelo, restaurador local e proprietário de A Casa do Peixe.
Os inúmeros participantes, nos quais se incluíam diversas outras confrarias, ficaram a conhecer melhor os problemas ligados a este cefalópode, nomeadamente a situação desta espécie na região e as dificuldades em abastecer o mercado local. Foram lançados alguns desafios à restauração setubalense, nomeadamente o repto proposto pelo chef Tiago Santos para que na época de 2024 se aumente sensivelmente o consumo de choco pescado localmente nos restaurantes.

Seguiram-se a entronização de alguns novos confrades, e as eleições dos novos órgãos-sociais para o quadriénio 2023-2027. Destes novos órgãos, destacamos o presidente da Assembleia-Geral, o professor Ricardo Serrão Santos.

No final teve lugar uma degustação de choco, em versões mais tradicionais e mais modernas, onde interveio a Associação Setúbal Pesca, o chefe formador da EHTS, Mauro Loureiro, e as doceiras tradicionais Maria Francisca e Paula da Segue as Tradições.

Estiveram presentes várias confrarias, como a Confraria Marítima de Portugal, a Confraria Gastronómica do Bacalhau de Ílhavo, Confraria do Arinto de Bucelas, Confraria do Atum de V. R. S. António, Confraria do Bucho Recheado de Pedrógão Grande, a Confraria da Caneja de Infundice da Ericeira, a Confraria dos Enchidos da Amadora, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, A Confraria do Frango na Púcara, a Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão, a Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, a Confraria dos Rojões de Válega, a Confraria da Sopa do Vidreiro da Marinha Grande, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas de Portugal e ainda a Academia do Bacalhau de Setúbal.



Páginas relacionadas:

2023 © 

Confraria do Peixe – Termos LegaisWebdesign: Estreia