Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo
26 de Outubro de 2024, na Nazaré
MESA REDONDO
O VI Capítulo da Confraria do Peixe teve lugar, na belíssima Vila das mulheres das sete saias – a Nazaré, com a colaboração do nosso Confrade, a Autarquia local. O VI Capítulo teve como objetivo a valorização do pescado da Nazaré, com particular enfase no peixe seco, sua certificação e valorização.
A abertura do VI Capítulo esteve a cargo do Grão Mestre, António Matos Cristóvão e do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Manuel António Sequeira. O tema escolhido foi a importância do Peixe da Nazaré no contexto nacional das pescas.
A Assembleia Geral da Confraria reuniu em seguida, tendo aprovado o Relatório e Contas de 2023, bem como a aprovação de 12 novos Confrades.
A entronização de 12 novos Confrades, foi solenemente realizada perante todos os outros Confrades e convidados presentes.
Em seguida a Confraria do Peixe teve a honra e o grato prazer, de Homenagear um Grande Homem e seu Confrade, o Senhor Luis Silvério, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da Confraria do Peixe e também para o desenvolvimento social e económico da Região, com repercussões Nacionais. Esta simples Homenagem traduziu toda a nossa GRATIDÃO ao Homem e ao Amigo.
A Biblioteca Municipal José Soares acolheu o VI Capítulo, onde teve lugar uma mesa redonda sobre o Peixe da Nazaré, tendo como moderadora, Fátima Moura, Grã Chanceler da Confraria do Peixe, e com as participações de João Pereira, Diretor da Divisão de Modelação e Gestão de Recursos de Pesca, Patrícia Gonçalves, Investigadora do IPMA, Luis Silvério, Industrial do Peixe e Paulo Matias, Chefe de Cozinha. Após as várias intervenções dos oradores, os participantes Confrades e convidados, estabeleceram um debate sobre as várias vertentes do pescado da Nazaré, com destaque para os peixes pelágicos (os que vivem mais à superfície das águas) e para o incontornável tema do peixe seco, suas condições de salubridade e certificação do mesmo, que tarda em ser reconhecido pelas entidades certificadoras. A Confraria do Peixe declarou o seu total apoio, aqueles pugnam pela Certificação do Peixe seco em Portugal.
Para conclusão do VI Capítulo da Confraria do Peixe, teve lugar na Escola Profissional / Hotelaria da Nazaré, uma degustação do pescado da Nazaré em várias confeções, sob a coordenação do Chefe Frederico Neto e gentilmente oferecido pelo Confrade Luis Silvério.
Páginas relacionadas: